Thursday, June 04, 2009

O xará é o cara



Minha capacidade de analisar um jogo de futebol se esvai quando se trata de uma partida decisiva para o Corinthians. A tensão cria uma espécie de névoa à frente dos meus olhos. Tanto que até me surpreendi, hoje cedo, quando meu cordial oponente disse que o Corinthians tinha jogado bem. "Sério? Nem percebi."

Foi notável o fato de que o Vasco pressionou o Corinthians a maior parte do jogo, sem muita efetividade no primeiro tempo, mas com um Deus nos acuda no segundo. A partir dos vinte minutos do segundo tempo, o Corinthians começou a atacar. E só a partir de então, mesmo. Ataques bonitos, bolas rápidas passando certeiras de pé em pé, ou de pé em cabeça, mas sem se traduzir em gol.

Acho realmente incrível que os comentaristas profissionais de futebol falem tão pouco do lateral direito Alessandro. Meu xará é um representante raro dos jogadores que têm raça e técnica. Protege com decisão quando precisa, bola pro mato que é jogo de campeonato. Mas também é capaz de dominar a bola e cozinhar o galo em partidas como a de ontem, em que o tempo está do nosso lado.

Mano Menezes acabou conseguindo uma mistura ideal nas alas do Corinthians. Enquanto o representante da esquerda, o agora canarinho André Santos, sobe constantemente para o ataque - e o faz, na maioria das vezes, com competência - o xará tem estilo mais xerifão, tomando conta da defesa, o que é particularmente importante em um time cujos volantes (Cristian e Elias) também são chegados em investidas no ataque. Os zagueiros Chicão e William são sinônimos de segurança, mas boa parte dessa tranquilidade é oferecida pelo apoio do xará.

E por que será que, hoje, desandei a falar de laterais, zagueiros e volantes? Jogo que termina 0 x 0 é assim. Viva a defesa!

3 comments:

Ron Groo said...

Pois é... Enquanto estes caras trabalham duro, a "imprenza" grita: Ronaaaaaallllldooo" quando ele para um lance para ficar dançando na frente de um zaqueiro, enquanto outro lhe dá um bote que poderia até dar em contra ataque e gol do Vasco.
Vai entender...

William said...

É impressionante... Ver q o timão mesmo acertou o passo. joga bem. N tem o melhor elenco do país, mas está tão entrosado q dá até gosto de ver. Valeu Alessandra: só para constar... Vc é quem está na transmissão da rádio bandeirantes? Sucesso!!!! williambatista@msn.com. Valeu!!!

Alessandra Alves said...

william: sim, sou eu mesma. legal saber que você está ligado na nossa transmisão.