Monday, November 02, 2009

Fim de feira


Depois de dezoito anos cobrindo automobilismo, reforço, a cada corrida, uma sensação permanente: um autódromo, terminada um GP, é um cenário desolador. Tem ar de fim de festa, fim de feira, uma pré-ressaca. É a sensação que reina em mim hoje, especialmente pelo final do campeonato e pela perspectiva de quatro meses sem Fórmula 1.

A vida é muito mais do que corrida, eu sei. E ergo as mãos para o céus quando lembro que o intervalo entre uma temporada e outra acontece, aqui no Brasil, em pleno verão. Saem os treinos e GPs, entram o sol, o calor, praia e piscina. Amo muito tudo isso e sou daquelas pessoas que não entendem os que preferem o frio.

O GP de Abu Dhabi intensificou a sensação de fim de feira. Corrida chatíssima. Repito o que disse durante a transmissão, pelas rádios Bandeirantes e Band News FM. A corrida me lembrou um episódio familiar: ao ser perguntado sobre do que mais tinha gostado em um circo a que tinha ido, meu primo Lucas pensou e respondeu: "de chutar pedrinhas no estacionamento!". É o que pareceu, para mim, esse circuito fake em cenário fake dos Emirados Árabes. Tem a marina, tem o hotel, tem parque temático da Ferrari, tem até um autódromo, mas todo mundo só falava do pôr-do-sol de Abu Dhabi.

Falarei mais da temporada de 2009. Por enquanto, fica minha homenagem a Kamui Kobayashi, grande sensação das duas últimas corridas. Há quem diga que, na Fórmula 1 atual, não se faz ultrapassagem. esqueceram de avisar ao japonês, que deu show ontem e em Interlagos.

5 comments:

ba said...

Alessandra, posso ser chato (de novo)? Você inverteu o "i" e o "y" do Koba.
De resto, queria parabenizar seu trabalho na RB/BandNews nas transmissões das corridas! O bom humor que acaba com a chatice da corrida é SEN-SA-CI-O-NAL!!!
Espero ouvi-los mais umas "par de veiz" em 2010!
E, como diria nosso ébrio favorito: "gud mournin'!"

Ron Groo said...

Avisaram sim ao japa que não se pode ultrapassar, mas avisaram em inglês e ele não entendeu.

Torço pra que ele fique no ano que vem e que a Toyota também..

Mas que corrida chata a de ontem, heim? O clima de fim de feira ja permeava na sexta feira de treinos...

A corrida foi tão ruim que o texto que mandei ao GpTotal reflete isto claro como água.

Celinho Boy said...

Infelizmente não pude "almoçar" contigo, Alessandra. Estava no trabalho e almocei por lá. De fato a corrida estava tão chata que até a narração do Galvão Bueno estava mais cansada que o habitual.
E dizer que as veteranas pistas européias eram e são criticadas pela falta de arrojo. Esta dos Emirados Árabes era uma piada. E o pior, nova!
Será que o Rubinho fez certo em escolher a Williams? Sei lá, tenho minhas dúvidas.
Bem, pelo menos vc ganha mais alguns dias para descansar e se preparar também para suas corridas. Beijos

ALE FORMIGONI said...

Compartilho contigo o enorme vazio, que fica ao fim da última corrida do ano. agora vamos esperar as apresentações dos carros e os testes de inverno né não! Parabens pelo trabalho.

Jonny'O said...

Se o Kobayashi ficar de fora vai ser a maior sacanagem.

Fiquei muito feliz ao ver a atitude do piloto em pista ,e nas entrevistas gostei do que pelo menos saiu na midia em geral.

E acredito que o japa provou que ,piloto que é bom ,senta e manda ver .Esse negocio de que o cara precisa se adaptar para poder domar um F1 é historia.

E agora? vão dizer que ele andou de Toyota em fevereiro?

Por fim ,particularmente não achei o F1 este ano estranha ,sempre achei que poderiamos ter surpresas ,e ainda corria o risco de um só time dominar a temporada ,o que não aconteceu .

Prefiro correr o risco de novo, do que ver anos e anos os mundiais serem disputados por dois ou três pilotos e duas equipes de forma previsivel.

Foi mais esporte.