Sunday, July 18, 2010

The man


Dois pilotos lutando pela liderança da prova. Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. E não apenas disputam o primeiro lugar na etapa da Alemanha da MotoGP. São, também, os dois primeiros colocados na temporada. Lorenzo larga na pole, mas o compatriota Pedrosa coloca-se melhor e assume a ponta. Lorenzo dá-lhe o troco algumas voltas depois. Essa ultrapassagem, meus amigos, ninguém sabe, ninguém viu. Sabem por quê?

Porque o diretor de imagens da TV estava preocupado em mostrar a disputa pelo quinto lugar. Simplesmente porque a disputa pelo quinto lugar envolvia Valentino Rossi. Seis semanas atrás, Rossi sofreu um acidente sério, quebrou a perna em dois lugares, inclusive com fratura exposta. Cirurgia, pinos, fisioterapia, uma bengalinha charmosa, e Rossi recebeu autorização dos médicos para voltar na prova deste domingo.

Escrevi isso no Twitter, na hora da corrida, e repito aqui: Valentino Rossi, provavelmente, é o maior piloto de qualquer coisa que já vi na vida. Alia características que costumamos ver divididas entre vários profissionais do volante (ou do guidão). Técnica apurada, velocidade, audácia, capacidade de desenvolvimento da máquina, lealdade, carisma, simpatia e uma habilidade incomum para lidar com a imprensa, com os fãs e com tudo o que envolve o evento MotoGP.

Em um mata-mata com Schumacher, uma analogia previsível até por serem contemporâneos, voto em Rossi, principalmente por superar o alemão no quesito esportividade/lealdade. Já vi Rossi fazer manobras espetaculares, corajosas e extremas. Não me lembro de nenhuma que pudesse ser considerada desleal. Se os leitores lembrarem de alguma, fiquem à vontade para refrescar minha memória. Já Schumacher...

Comecei muito bem o domingo, assistindo à volta de Rossi às pistas. Welcome, The Doctor. Você, definitivamente, é the man.

4 comments:

ba said...

Bom, sou crica, sim, Alê, mas não gostei quando Vale ficou tentando, ao melhor estilo Mark Webber, abalar a credibilidade do Lorenzo ano passado. Ficou dando piti de que iria sair etc. e tal. É feio. Mas, como Schumacher (tomando xabu hoje em dia), eles têm muuuuuuito crédito pra queimar!

Ah, e esse esquema de comemoração/descontração que tem na MotoGP hoje em dia se deve muito a Il Dotore!!

Ron Groo said...

Tem coisas que nos são dadas a conhecer, acreditar se houver provas ou duvidar, se for absurdo.

Nós conhecemos Pelé e seus feitos, Fangio e os seus, Clark idem, mas acho que nenhum de nós aqui os viu.

Valentino é diferente, a gente conhece e vê.
Vamos ter coisas pra contar pros nossos netos...

Vladimir "Charles" Brown said...

Acho que o que torna o Rossi incomparável é sua capacidade de mesclar um altíssimo grau de comprometimento e profissionalismo com a sensação de que ele não se leva a sério.

Não sei se vcs tiveram a oportunidade de ver o "My Face Helmet" que ele usou em Mugello há dois anos, mas é espetacular.

Sem querer usar o espaço do seu blog como mídia, a quem quiser conferir o design inovador que ilustra bem o que estou dizendo, postei sobre o assunto aqui:

http://fistofboom.blogspot.com/2010/08/valentino-este-capacete-ficou-sua-cara.html

Anonymous said...

Entre Schumacher e Rossi, Rossi. Sempre. O Rossi foi desleal com Stoner em Laguna Seca, no ano passado. Ele Meio que se "apoiou" na moto de Stoner na última perna do saca-rolhas. Ele usou a moto de stoner como freio. É uma manobra difícil de explicar, mas acho que muita gente aqui já viu.

Sidinei Gadelha